.Fibra pode reduzir para metade o
risco de cancro da mama em mulheres jovens
Mulheres
pré-menopáusicas que consomem pelo menos 30g de fibra por dia podem reduzir o
risco de cancro da mama em 52%, sugere um estudo epidemiológico do Reino Unido.
Num estudo em 35.792 mulheres entre os 35 e os 69 anos de idade foi observado
que uma ingestão elevada de fibra, particularmente fibra proveniente de cereais
e frutas, estava associada a uma redução significativa do risco de cancro da
mama em mulheres pré-menopáusicas. No entanto, não foi verificado qualquer
efeito protector em mulheres pós-menopáusicas.
Mais de um milhão de mulheres por todo o Mundo são diagnosticadas com cancro da
mama todos os anos, com incidências mais elevadas nos EUA e Holanda. A China
apresenta as mais baixas taxas de incidência e mortalidade desta doença.
The National Cancer Institute estima que 13% das mulheres Americanas irão
desenvolver cancro da mama durante as suas vidas.
O UK Women’s Cohort Study (UKWCS) avaliou a ingestão dietética das mulheres
através de um questionário de frequência alimentar com 271 itens. Após 7,5 anos
de acompanhamento, foram diagnosticados 350 casos de cancro da mama invasivo em
mulheres pós-menopáusicas e 257 casos em mulheres pré-menopáusicas.
Depois de divididas em 5 grupos de acordo com a ingestão de fibra, os
investigadores observaram que uma ingestão média diária de pelo menos 30g de
fibra total estava associada a uma redução do risco de cancro da mama em cerca
de 52% em mulheres pré-menopáusicas, quando comparadas com mulheres
pré-menopáusicas com uma ingestão diária de 20g.
“Este é o primeiro grande estudo a revelar uma associação entre a ingestão total
de fibra e o risco de cancro da mama em mulheres pré-menopáusicas”, afirmou a
autora.
Os investigadores sugeriram vários mecanismos possíveis para as aparentes
reduções do risco entre as mulheres pré-menopáusicas, entre eles o potencial
papel dos nutrientes antioxidantes presentes nos alimentos ricos em fibra, que
têm propriedades protectoras contra espécies reactivas de oxigénio (ROS).
Sugeriram também que a fibra pode suavizar os picos e depressões dos níveis de
insulina, propostos como causa potencial do cancro.
Uma terceira explicação pode ser o papel das hormonas femininas – estrogénios –
no desenvolvimento do cancro da mama.
Estudos anteriores revelam que a fibra dietética pode regular os níveis de
estrogénios no organismo, efeito especialmente relevante no grupo pré-menopausa,
que naturalmente apresentam níveis bastante mais elevados da hormona.
*******
Fibras: alimento funcional com
diversos benefícios para a sua saúde
As fibras são alimentos saudáveis que podem ajudar na prevenção de
algumas doenças da vida moderna.
Com o avanço de pesquisas sobre alimentação e nutrição recentemente
divulgadas pela mídia, o aumento de expectativa de vida e o crescente
surgimento de doenças crônicas (obesidade, diabetes, hipertensão, câncer
e aterosclerose), a população tem mais informação sobre os alimentos
protetores ao organismo. A comunidade científica tem produzido vários
estudos sobre nutrição e manutenção da saúde, em especial sobre os
alimentos funcionais.
A importância das Fibras
As fibras alimentares têm sido muito discutidas no que tange à revelação
de seus benefícios e facilidade de consumo. Elas auxiliam o
funcionamento do intestino e seu consumo deve estar associado a uma
dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis (conforme alegação
funcional aprovada pela ANVISA). Além disso, as fibras podem ajudar a
reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares,
contribuem para o controle glicêmico e ajudam no processo de perda de
peso.
As fibras, além de consideradas alimentos funcionais, são nutrientes
básicos de uma dieta equilibrada e seu consumo diário é obtido de
alimentos como frutas, verduras e legumes. De acordo com a American
Dietetic Association (ADA), um adulto deve ingerir de 20 a 35 g de
fibras por dia. Já pela legislação brasileira, resolução RDC 360/2003,
um adulto deve ingerir 25g de fibras ao dia.