O site para a mulher que gosta de cuidar com carinho da sua família.

HOME FAVORITOS PUBLICIDADE DIVULGUE ENVIE SUA DICA CONTATO

BELEZA

 
 
 

.

 

.

MENOPAUSA

 

.
A menopausa é a fase da vida da mulher caracterizada pela interrupção da menstruação e a perda da capacidade reprodutora do aparelho reprodutor.

Conhecendo a Menopausa

A menopausa natural é o resultado de uma série de alterações que ocorrem nos ovários e nas glândulas secretoras dos hormônios que controlam o ciclo menstrual. Em quase todas as mulheres, esta diminuição da produção de estrogênio tende a ocorrer por volta dos 45 e 50 anos. Entretanto, existem fatores que podem induzir a menopausa precoce, como, por exemplo, a perda da função dos ovários.

Sintomas

Algumas vezes, a menopausa transcorre sem complicações, mas em muitos casos, vem acompanhada de sintomas incômodos como: fogacho, sudorese, secura vaginal, ardor, dor durante a relação sexual, e, ainda, osteoporose (descalcificação do osso associada ao aumento do risco de fraturas).

Tais transtornos ocorrem devido a deficiências e desequilíbrios hormonais, que podem ser devidamente controlados através da reposição hormonal.
Como o uso de estrogênio depois da menopausa está associado a um risco maior de câncer de útero, recomenda-se a combinação com progesterona para reduzir os sintomas da menopausa. Contudo, somente o médico poderá indicar qual a melhor forma de reposição hormonal para cada caso.

Antigamente se pensava que a depressão e outros transtornos emocionais eram mais comuns nas mulheres durante a menopausa, porém, hoje se sabe que isto é questionável. Não obstante, sabe-se também que a menopausa é um marco tanto psicológico como fisiológico do processo de envelhecimento, e esta idéia, pode provocar graus variados de estresse.

*****

Tratamento da Menopausa

Terapia Hormonal

Se o que falta na menopausa é o estrogênio, nada mais lógico que a base do tratamento seja a reposição hormonal com esse hormônio.

Trabalhos científicos mostram que há vantagens para a qualidade de vida da mulher que é tratada precocemente em relação à menopausa, se esta tiver sintomas.

Em mulheres que ainda têm o útero, é importante associar a progestógeno para proteger contra o risco de câncer do endométrio.

Mas o mais importante, hoje, é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.

Vantagens do tratamento

* Redução do risco de osteoporose.
* Melhora da depressão.
* Melhora da atividade sexual.
* Melhora da memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer.
* Melhora dos fogachos.
* Protege contra o câncer de cólon.
* Melhora a qualidade de vida da mulher.

Desvantagens

* Custo do tratamento.
* Tratamento prolongado.
* Volta da menstruação em algumas mulheres.
* Agravamento da possibilidade de câncer de mama em algumas mulheres suscetíveis.

O que não é verdade

* Tratamento com hormônios aumenta os pelos no corpo.
* Tratamento com hormônios engorda.
* Tratamento com hormônio causa câncer.

Outros tratamentos:

No entanto, para as mulheres que não podem usar os estrogênios, existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa. O seu médico saberá identificar as vantagens e desvantagens de cada medicamento.

Dr. Sérgio dos Passos Ramos


 

 

.

 

 

.

 

 


.

 
 

.


 

 
esportes e fitness